quinta-feira, 24 de julho de 2008



Tá rolando essa semana o IV Seminário Internacional de Cinema, no TCA. Me passei totalmente que seria essa semana, só fiquei sabendo ontem que já tinha começado. Vi a programação e, como no ano passado, só vou a sessão de filmes que rola à noite. Quer dizer, fui somente hoje. Os filmes exibidos estão muito aquém se comparados aos apresentados no ano passado ("O Homem Duplo" e "Noel - O Poeta da Vila", para citar alguns). Mas um me despertou interesse e me fez sair de casa: "A Outra Margem". Uma feliz surpresa.

A história é a seguinte: Após o suicídio do namorado e da sua tentativa de suicídio, @ travesti Vanessa Blue, nome real Ricardo (Filipe Duarte)resolve voltar a sua cidade natal, onde reencontra persongens de seu passado, há muito abandonados por ele. Mas é aí que ele conhece seu sobrinho, Vasco (Tomas de Almeida), um menino portador de Síndrome de Down, cujo sonho é ser ator de teatro, e a história se desenrola a medida que laços de carinho e afeição vão surgindo entre os dois.






O filme retrata a criação e o desenvolver do relacionamento entre esses dois personagens que se inserem em duas categorias discriminadas pela sociedade conservadora e tradicional: os portadores de síndrome de down e os homossexuais.

Uma história simples, contada com uma sutileza única, que foi capaz de me comover e me permitir ser guiado por ela. Confesso que lágrimas me vieram aos olhos, mas somente caíram as da pessoa ao lado (né Mai...).



Eis o trailer:





Festivais e Prêmios:

  • Melhor ator para Filipe Duarte e Tomas de Almeida no Festival de Cinema do Mundo de Montreal
  • Prêmio Especial do Júri e Melhor Atriz para Maria d’Aires no Festival de Cinema de Guadalajara
  • Prêmio Arco-Iris 2007 da Associação ILGA Portugal


P.S.: Em um dos seus momentos travestido, Ricardo (Filipe Duarte) fica a cara da Vilminha, personagem de Bruno Garcia, em Sexo Frágil. Vejam no trailer...

Um comentário:

Maína Pinillos Prates disse...

sou chorona...
filme lindo!!!